Spanakopita, torta grega de espinafre



Spanakopita é uma saborosa torta salgada grega que é feita de camadas perfeitamente crocantes de massa filo e recheada á base de espinafre e queijo feta (queijo grego).

Além disso é um ótimo acompanhamento seja assados ou simplesmente para uma entrada. Ao mesmo tempo pode ser servido também como prato principal acompanhado com uma salada de alface. Então vamos começar a nossa receita.





INGREDIENTES:

  • 1 pacote de espinafre picado congelado, deve descongelar e escorrer a água.
  • 2 molhos de salsa picada
  • 1 grande cebola picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem.
  • 4 ovos
  • Queijo feta caso não encontre pode substituir o feta pelo queijo de minas ou pelo ricota!
  • 2 colheres de sopa de erva seca dill
  • Pimenta preta recém-moída

PARA FAZER CROSTA CROCANTE:

  • 1 pacote de Filó ou massa quebrada.
  • 1 chávena (xícara) de azeite extra virgem de preferência

Em primeiro lugar vamos pré-aquecer o forno a 325º. Para além disso deve ter em atenção de escorrer a agua em excesso do espinafre  para que não fique com excesso de agua no momento que for misturar todos os ingredientes.

PARA FAZER O RECHEIO:

Sendo assim vamos utilizar uma tigela de mistura, primeiro adicione o espinafre e os demais ingredientes do recheio. Em seguida misture bem os ingredientes até que todos estejam bem misturados.

Entretanto desenrole as folhas de filo e coloque-as entre dois panos de cozinha húmidos. Vamos então preparar uma assadeira, unte o fundo e os lados com azeite. De seguida vamos á parte mais importante.

CONFEÇÃO DA SPANAKOPITA:

Primeiro que tudo forre a assadeira com duas folhas de filo em seguida cobra as laterais do prato. Logo após pincele a massa filó com azeite para que não seque. Adicione mais duas folhas da mesma maneira e escove-as com azeite. Repita até que dois terços da massa filó seja usado.

De seguida, espalhe uniformemente o espinafre e o queijo feta sobre a massa e volte a cobrir com mais 2 folhas de filo, e volte a pincelar  com azeite. Coloque novamente mais duas folhas da massa filó e pincelar de novo com o azeite. Repita o processo até que você tenha usado todas as folhas.

Quando chegar á ultima camada pincele novamente com azeite e molhe com algumas gotas de água. Em seguida dobre o excesso dos lados, não precisam ficarem certinhas. Logo após volte a untar bem as laterais da massa com azeite.

Corte a Spanakopita somente parcialmente em quadrados. Leve ao forno aquecido de 325º por 1 hora, ou até que a folha de filó (fillo) fique crocante e dourada. Retire do forno. Por fim acabe de cortar em quadrados e sirva. E desfrute de um sabor único!



Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário é muito importante para nós