Sopa de Tomate

Ingredientes: 1 dl de Azeite. 1 cebola cortada às rodelas finas. 2 dentes de alho picados. Metade de um pimento encarnado ou verde cortado às fatias finas. 1 kg de tomate fresco, limpo de pele e de pevides, esmagados grosseiramente com uma colher de pau. 1 colher de sopa (bem cheia) de orégãos. 1 colher de sopa de açúcar.

Preparação: Refogue numa panela com azeite, a cebola, os dois dentes de alho e a metade do pimento. Quando a cebola estiver quebrada mas não loura, junte o tomate ao refogado e deixe 5 minutos ao lume. Junte a colher de orégãos, a colher de açúcar e deixe ferver mais 5 minutos. Se for necessário junte um golo de água. Ao fim deste tempo deite a água definitiva e suficiente para a sopa e tempere com sal.

NOTA: Nos dias normais o azeite era substituído pela banha de porco e nela se fritava toucinho e rodelas de linguiça que acompanhavam depois a sopa. Nos dias de quaresma, quando esta sopa de tomate era feita com azeite, sem banha, sem toucinho e sem linguiça, acompanhava-se com fatias de pimento cru, com abrunhos, ameixas ou figos. Atualmente em algumas regiões esta sopa pode levar um ovo escalfado e acompanhada com fatias de pão torrado tornando-a mais rica e saborosa.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe seu comentário é muito importante para nós