Sericaia doce regional, que é uma verdadeira delícia

A Sericaia é um dos doces mais apreciados em Portugal típico da região do Alentejo. De um sabor único e bastante fofo. Fazendo lembrar os doces conventuais devido aos ovos e canela bem abundantes nesta receita. Seu nome pode variar como Sericaia ou Sericá, de qualquer forma garanto que é uma verdadeira delícia. Vamos então á receita.

INGREDIENTES: Uma casca de 1 limão. ½ litro de leite. 1 pau de canela. sal q.b. 6 ovos. 75 gramas de farinha. 250 gramas de açúcar. Canela em pó q.b. Ameixas em calda (pode optar por colocar mel caso não tenha ou não goste de ameixa)

PREPARAÇÃO: Coloque o leite numa panela (de preferência antiaderente)a ferver com a casca do limão, pau de canela e uma pitada de sal. Quando levantar fervura desligue o fogão e deixe arrefecer. A parte separe as gemas das claras. Entretanto bata as gemas com o açúcar. Reserve. Já com o leite frio junte aos poucos a farinha, e sempre mexendo verta então as gemas já batidas com o açúcar. Leve de novo ao lume até engrossar, mas nunca esquecer de mexer. Quando estiver grosso tire a casca do limão e da canela. Deixe arrefecer, entretanto bata as claras em castelo e junte ao preparado depois de frio envolvendo com cuidado. O ideal seria usar um prato de barro fundo onde lhe irá dar aquele gosto típico ou travessa. Então iremos polvilhar com canela em pó, e leve ao forno pré aquecido a a 200º aproximadamente cerca de 30-40 minutos.

Click to rate this post!
[Total: 2 Average: 1.5]

One thought on “Sericaia doce regional, que é uma verdadeira delícia

  • Setembro 18, 2020 at 12:33 pm
    Permalink

    Muito obrigada !!!!!! Eu vou intentar fazer !!!!! Bom finde !!!!!!

    Reply

Deixe seu comentário é muito importante para nós