Receita do bolo Red Velvet
O bolo Red Velvet é mais famoso dos doces americanos. Este bolo é feito em camadas, onde as cores fora do vulgar fazem toda a diferença sem falar do seu sabor. Por isso inspirasse.
INGREDIENTES:
- Farinha: 370 gramas
- Cacau em pó: 3 colheres de sopa
- Sal: 1/5 colher
- Leite de preferência meio gordo: 250 ml
- Beterraba: 200 gramas em puré
- Laranja: 100 ml do sumo da mesma
- Vinagre de cidreira: 3 colheres grandes de sopa
- Manteiga: 250 gramas mais a que vai precisar para untar a forma
- Açúcar: 400 gramas
- Essência de baunilha: 1 colher das de chá
- 2 formas de bolo redondas
PARA O RECHEIRO:
- Manteiga: 100 gramas
- Açúcar em pó: 350 gramas
- Essência de baunilha: 1 colher de chá
- Queijo creme: 175 gramas
MODO DE CONFEÇÃO DO RED VELVET:
- Pode começar por ligar seu forno a uma temperatura de 180ºC.
- Entretanto vamos fazer começar por misturar 3 ingredientes: Farinha, sal e também o bicarbonato de sódio e coloque de lado.
- Noutro recipiente vamos juntar então: Leite, a beterraba já em puré, o vinagre e por fim o suco da laranja, e coloque também de lado.
- Na terceira tigela vamos colocar: A manteiga, açúcar e a essência de baunilha mexer tudo até ficar um creme bem cremoso. Depois
- vamos juntar-lhe o sumo da laranja alternando á vez com com o cacau.
- Não se esqueça sempre que colocar novos ingredientes precisa sempre de ficar bem mexido.
- Agora vamos untar ambas as formas com a manteiga, e dividir a massa do bolo por partes iguais e colocar cada metade em ambas as formas. E leve ao formo.
- Quando estiverem prontas deixe arrefecer uns dez minutos e só depois as desenforma. (convém arrefecerem numa grelha para que não criem humidade por baixo).
MODO DE CONFEÇÃO DA COBERTURA:
Amoleça a manteiga no micro-ondas, metade do açúcar em pó e a baunilha vamos juntar á manteiga e bater ficar bem cremosa, lembrando que deve ser feira a uma baixa velocidade. A seguir adiciono o resto do açúcar em pó e envolva bem, coloque no frigorifico até o nosso bolo estiver bem frio.
MONTAGEM:
Barre um dos bolos já frios por cima com o creme, a seguir a outra metade do bolo por cima e volte a barrar com o resto do creme. DICA: Para ficar mais bonito pode decorar com framboesas vermelhas fica o máximo. Espero que tenham gostado. Bom apetite.