Receita de Curau tradicional



O milho verde é o principal ingrediente deste doce. Curau, jimbelê ou canjica é uma receita tradicional da culinária brasileira. Doce, pastosa e de origem africana, tem como principais ingredientes creme de milho verde, leite de vaca ou de coco, açúcar e canela em pó ou em casca.

É um prato típico das Festas Juninas. Na região Nordeste do Brasil o prato é conhecido como canjica, enquanto nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro é denominado sobretudo de curau e papa de milho, já na cidade do Rio de Janeiro é chamado de canjiquinha.





Aqui deixamos a receita deste doce tão apreciado.

Receita de Curau tradicional

INGREDIENTES:

  • 4 espigas de milho.
  • Uma chávena e meia (chá) de leite.
  • 1 Chávena (chá) de açúcar.
  • 1 colher (sopa) de margarina.
  • Sal q.b
  • Canela em pó para polvilhar.

MODO DE PREPARO:

Entretanto retire os grãos de milho das espigas. Dispense o sabugo e bata o milho no liquidificador com o leite. Passe essa mistura em uma peneira, apertando com uma colher.

Entretanto esprema o milho, peneirado em um pano fino e limpo até tirar todo o líquido. Vamos então descartar o bagaço do centro do pano e despeje o líquido em uma panela.

Em seguida acrescente o açúcar, a margarina e o sal. Leve ao fogo médio, mexendo por 15 minutos ou até engrossar. Cozinhe por mais 30 minutos, mexendo de vez em quando.

Disponha a massa em um refratário redondo, umedecido com água e deixe esfriar. Leve à geladeira por 1 hora. Desenforme, polvilhe com canela e sirva.



2 Comentários

Deixe seu comentário é muito importante para nós