Moussaká prato representativo da culinária grega

O moussaká é considerado o prato mais típico da culinária grega. A receita tradicional de moussaká não utiliza batatas e é feita apenas com camadas de beringelas utilizando carne de cordeiro. Atualmente, utiliza-se muito o moussaká com batatas porque é mais fácil de servir, e rende mais. INGREDIENTES PARA A MONTAGEM: 1 kg de beringelas (4 a 5 grandes). 1 kg de batatas cortadas em rodelas grossas. 50 gr de queijo ralado. Óleo para fritar. MOLHO DE CARNE: ½ kg de carne moída (patinho ou alcatra). 1 cebola média. 3 colheres de sopa de extrato de tomate (com Elefante o sabor fica melhor). Sal a gosto. Pimenta do reino a gosto. Uma pitada de canela (opcional). Uma colher de chá de açúcar. Uma pitada de noz moscada (opcional). 1 folha de louro (opcional). ½ xícara de chá de vinho (eu prefiro usar o tinto). 1 xícara de chá de água quente. Azeite. MOLHO BECHAMEL: 4 colheres (sopa) de manteiga. 8 colheres (sopa) de farinha de trigo. Sal a gosto. 2 ovos. 4 xícaras de chá de leite. 50 gr de queijo ralado. MODO DE PREPARO DAS BERINGELAS: Corte fatias longitudinais de cerca de 1 cm de espessura. Frite em óleo quente e deixe secar bem em papel absorvente. Opção 1: frite em frigideira larga ou em chapa com apenas um fio de azeite. Opção 2: grelhe as beringelas umedecidas com azeite.

BATATAS: Frite em óleo quente até formar uma casquinha dourada e deixe secar em papel absorvente. MOLHO PARA A CARNE: Aqueça o azeite numa panela e refogue bem a carne moída. Adicione a cebola e refogue. Coloque o extrato de tomate e refogue mais um pouco. Junte o vinho, a água e os temperos e deixe cozinhar em fogo baixo durante cerca de 15 minutos ou até o molho ficar mais sequinho. MOLHO BECHAMEL: Leve ao fogo a manteiga deixe derreter e adicione a farinha mexendo rapidamente. Junte aos poucos o leite (devagar e mexendo sempre para não empelotar). Quando terminar de juntar o leite apague o fogo. Tempere com o sal e misture o queijo ralado. Numa tigela, bata as claras até espumar bem (não precisa bater até o ponto de neve), junte as gemas e bata até ficar homogêneo. Junte os ovos batidos ao creme na panela aos poucos e mexendo sempre para não talhar.

MONTAGEM: Pré-aqueça o forno a 200º. Numa forma funda, monte o moussaká colocando as batatas, salpique com queijo ralado, as beringelas, queijo ralado, o molho de carne, as beringelas e por último o molho bechamel. Coloque no forno para assar por cerca de 45 minutos ou até formar uma crosta mais escura. Deixe esfriar bem antes de cortar. Algumas dicas e alterações: – Não tire as cascas das beringelas para não desmancharem ao montar o prato. – Não corte as beringelas em rodelas porque fica parecendo que a comida tem muita casca. – Na montagem do moussaká, usar as batatas no fundo da forma porque elas absorvem os líquidos e permitem o corte do moussaká sem desmanchar. – Deixe esfriar bem antes de cortar o moussaká para não desmanchar. Ao tirar do forno a comida ainda está cheia de líquidos que serão absorvidos enquanto esfria. – Se preferir fazer sem batatas, deixe as beringelas secarem bem antes de montar na forma e use um molho de carne bem sequinho. – Pode ser necessário usar mais leite no molho bechamel, depende do tipo de farinha usada. O molho deve ser espesso como mingau. – Experimente as variações: faça o moussaká só de batatas, só de abobrinhas ou misturando batatas e abobrinhas ou abobrinhas e beringelas ou ainda abobrinhas, batatas e beringelas. -Os temperos do molho são sempre uma questão à parte: utilize os temperos de sua preferência. Pode-se acrescentar salsinha, cebolinha, etc. – Para quem não tem paciência ou destreza para fazer o bechamel com farinha, segue opção criada por minha mãe: 1 ½ litro de leite. 6 colheres bem cheias de amido de milho. Sal. 1 colher de manteiga. 50 gr de queijo ralado. 2 ovos. Numa panela, coloque o leite e o amido de milho. Aqueça mexendo sempre até engrossar e apague o fogo. Adicione a manteiga, o sal, o queijo e os ovos batidos como explicado anteriormente.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe seu comentário é muito importante para nós