Deliciosa receita de Bolo de Caramelo

Ingredientes para o Bolo 250 g de açúcar mascavado claro (150 g para a massa + 100 g para caramelizar) 200 ml de natas 35% de m.g. (usei de 30% m.g.). 100 g de manteiga amolecida. 150 g de farinha com fermento. 1 colher de chá de fermento químico. 2 gemas. 3 claras. Uma pitada de sal. ½ vagem de baunilha. ¼ de colher de chá de cardamomo moído (não usei) Cobertura 100g de açúcar mascavado claro. 250 ml de natas 35% de m.g. (usei de 30% m.g.) 1 colher (chá) de manteiga. 1 pitada de flor de sal. Nozes pecans (usei nozes).

Modo de preparo: Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar ligeiramente de farinha uma forma com cerca de 24 cm de diâmetro. Abrir a vagem de baunilha longitudinalmente e raspar as sementes com uma faca. Ferver a nata numa panela ou no microondas.
Pôr os 100 g de açúcar num tacho, em lume brando, até que derreta completamente. Verter a nata aos poucos, mexendo bem até que fique um creme homogéneo. Reservar. Bater a manteiga com o açúcar até que fique clara e cremosa. Juntar as gemas, uma a uma, batendo bem entre cada adição.
Adicionar o caramelo e as sementes de baunilha, enquanto bate. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater apenas até ligar todos os ingredientes. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e incorporar na massa. Colocar a massa na forma e cozer. Cozer por 20-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retirar do forno e deixar arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar. Ferver a nata numa panela ou no microondas. Pôr os 100 g de açúcar num tacho, em lume brando, até que derreta completamente. Verter a nata aos poucos, mexendo bem até que fique um creme homogéneo. Por fim juntar a manteiga e o sal e mexer bem. Verter o creme sobre o bolo e decorar com nozes.

Via: ReceitasdePortugal.pt
Fonte original:cocoebaunilha.com

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe seu comentário é muito importante para nós