Beringel uma tradição de natal

Beringel é um dos doces mais populares nesta época Natalícia, muito fácil de fazer e que nos faz reviver os sabores do tempo dos nossos avós. Este maravilhoso doce não é só feito na época de Natal, mas sim durante todo o ano.

Beringel

INGREDIENTES:

  • 1/2 litro de mel
  • 1/2 litro de azeite (menos 2 dedos abaixo do indicado)
  • canela ao gosto e cravo cabecinha também a gosto.

MODO DE PREPARO:

Portanto misture todos os ingredientes e leve ao lume sempre a mexer até levantar fervura. Entretanto quando começar a ferver, retire do lume. Então quando estiver mormo juntamos 4 gemas e mistura-se muito bem. Por fim adiciona-se a farinha q.b. até ficar grosso.

PARA A MASSA TENRA:

  • 1 kl a 1,5 kl de farinha
  • banha q.b.

PREPARAÇÃO:

Em primeiro lugar amassa estes dois ingredientes e vá juntando aos poucos água morna e uma pitada de sal. Continue amassando até a massa estar boa para estender. Quando pronta estende-se a massa sobre a mesa polvilhada com farinha, corta-se as tiras.

No meio das tiras colocamos o doce já frio e moldamos e forma de “U” como mostra na imagem. E vai ao forno a cozer pré-aquecido, quando estiver douradinho retire do lume e deixe arrefecer. Afinal foi fácil de fazer ou não?

Esta receita é oriunda de uma povoação portuguesa chamada Beringel onde são feitos estes bolos recheados de um doce que faz crescer água na boca. Esta localidade fica situada no distrito de Beja no Alentejo. Uma zona rica em gastronomia.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe seu comentário é muito importante para nós