Aprenda a preparar gnoque de mandioca

O nhoque é uma receita tradicional italiana que, por mais incrível que pareça, parece ter “nascido” em outro lugar. A massa, ou algo semelhante a ela, já era produzida no Oriente Médio desde os tempos romanos, e sua origem na Itália se deve, nada mais e nada menos, que à pobreza. Deixando a história vamos á receita.

INGREDIENTES: 1/2 kg de mandioca (aipim ou macaxeira) cozida – 1 unidade de ovo – 1 xícara (chá) de farinha de trigo – 1 colher (sobremesa) de manteiga – 5 pitadas de sal a gosto – 4 unidades de tomate maduro sem pele e sem sementes – 2 colheres (sopa) de azeite de oliva – 1 unidade de cebola pequena ralada – 1/2 xícara (chá) de azeitona preta picada – 2 colheres (sopa) de salsa (ou salsinha) picada – 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado – 3 pitadas de pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO: Passe a mandioca pelo espremedor. Em uma tigela grande, coloque a mandioca, o ovo, a farinha, a manteiga e sal a gosto. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos com a massa e corte os nhoques. Em uma panela grande, coloque água e, quando estiver fervendo, cozinhe os nhoques aos poucos. Quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira, deixe escorrer e coloque-os em uma travessa untada com um pouco de azeite. PREPARE O MOLHO: Corte os tomates em cubos. Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola ralada e acrescente o tomate. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe refogar por 35 minutos com a panela tampada e em fogo brando (160 ºC). Acrescente a azeitona preta e a salsa picada. Desligue o fogo e coloque o molho sobre o nhoque. Polvilhe o queijo parmesão ralado e sirva em seguida. Bom apetite!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe seu comentário é muito importante para nós