Aprenda a fazer o autêntico feijão tropeiro de Minas Gerais

Além do sabor regional, o feijão tropeiro traz benefícios. Confira a receita! Amado e conhecido mundialmente utilizando: feijão, farinha de mandioca, linguiça, ovos, torresmo , uma receita de deixar qualquer um com água na boca. O feijão tropeiro é um prato típico de Minas Gerais que conquistou o mundo inteiro, surgiu no período colonial onde as tropas se alimentavam da mistura do feijão, farinha, ovo e diferentes tipos de carne, assim tinham uma alimentação completa que ocupasse pouco espaço. Ingredientes: 60 gramas de bacon. 150 gramas de torresmo. 500 gramas de feijão-carioca. 130 ganas de linguiça suína. 75 gramas de carne-seca. 1 xícara (chá) de farinha de mandioca. 1 cebola picada fino. 2 dentes de alho triturado. ½ pimenta dedo-de-moça picada. ¼ de xícara (chá) de salsinha picada. ¼ de xícara (chá) de cebolinha picada. 1 colher (sopa) de banha de porco. sal a gosto.

Modo de Preparo: No dia anterior à começar sua receita coloque o feijão em uma peneira e lave muito bem ,depois transfira para uma tigela submergindo sob a água e deixando de molho durante todo resto do dia. No dia seguinte escorra toda água e adicione o feijão já limpo e escorrido em umapanela grande, completando com água ( tanto suficiente para cobrir os feijões ). Leve ao fogo de maior potência, quando iniciar a fervura abaixe o fogo, mantenha em fogo brando e deixe que os feijões copiem por aproximadamente 120 minutos ou até que você perceba que eles estejam cozidos. Enquanto isso pegue uma panela pequena, adicione a linguiça e cubra com bastante água levando ao fogo alto e deixando cozinhar por 20 minutos. Transfira a linguiça para a tábua de corte e fatie ela em rodelas bem finas, deixe separada. Aproveite a tábua de corte e fator o torresmo em cubos, depois transfira para uma panela menor e leve a fogo brando por 20 minutos, mexendo até que a colher de pau solte a gordura, chegando nesse ponto você deverá aumentar a potência do fogo e deixe fritar por 3 minutos, ou até que você note que ele está crocante. Com o auxílio de uma escumadeira , tire todo o torresmo da panela e despeje em uma tigela forrada com papel toalha, separe. Em uma panela média adicione a carne seca e cubra com água, levando ao fogo alto durante 5 minutos, e repita o procedimento umas 4 vezes. Retire a carne seca da água ponha na tábua de corte e fatie em pequenos pedaços. Em uma frigideira adicione banha e leve ao fogo para derreter adicione a cebola, o alho e a pimenta já picados fritando até que fiquem gratinadas. Agora você deverá retirar o refogado do gogo adicionar o feijão que já foi cozinhado inicialmente, deixando cozinhar, após uns 20 minutos do feijão ficar pronto, junte o bacon, a linguiça, a salsinha e a carne seca ( todos já separados e picados). Deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire do fogo, adicione a farinha de mandioca e o torresmo, misturando bem. Agora basta servir! Uma dica de acompanhamento é a couve refogada ( opcional ).

Fonte: receitaslanaroca.com.br

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 4]

One thought on “Aprenda a fazer o autêntico feijão tropeiro de Minas Gerais

  • Junho 6, 2019 at 1:27 pm
    Permalink

    Ainda não tive tempo de fazer. Mas farei com certeza. Parece uma delícia. Sempre quis essa receita, agora consegui. OBRIGADA.

    Reply

Deixe seu comentário é muito importante para nós